Benvindos

Muito obrigado por visitar este blog.
Se gosta de pequenas aves exóticas, ou se simplesmente sente curiosidade, dê uma vista de olhos, critique, comente... a sua opinião é muito importante, talvez a mais importante de todas.
Se gostou, sorria. Se não gostou... sorria na mesma. Afinal, este mundo está louco, mas não se pode sair dele em andamento!

23/12/2011

Boas Festas

A todos os amantes da passarada, desejo um feliz Natal e um novo ano cheio de sucessos pessoais, com saúde, trabalho, algum dinheirito e muitos e bons passarinhos.
Boas Festas para todos.

14/12/2011

Inevitável

Hoje aconteceu-me o inevitável: Perdi a minha primeira ave.
Sei bem que acontece a todos e, um dia, também me iria acontecer. E foi hoje. Apesar de tentar cuidar os meus mandarins com o máximo cuidado e, até hoje, nunca ter perdido uma ave ou um ovo cheio, o meu gosto por aves super activas teve, agora, o seu preço. Na verdade, o que perdi foi um embrião.
Mas vou contar o que aconteceu:
Pouco depois do nascer do dia, ouvi um mandarim a piar insistentemente e, fui ver o que se passava. Um macho, de um casal com 4 ovos no ninho, tinha arrastado um ovo para o fundo da gaiola, partindo-o. Curiosamente, o macho percebeu o que tinha acontecido e saltitava aflito em volta do ovo. Retirei o ovo, o que restava dele, e notei que o embrião estava vivo.
Foi então que, o meu lado irracional veio à tona: apesar de achar impossível, porque o ovo só deveria eclodir sexta ou sábado, tentei salvar a ave. Retirei o que restava do ovo, limpei o embrião com soro fisiológico e coloquei-o sobre um pano, numa caixa aquecida. O embrião, ainda com o saco, continuava vivo.
Como o macho, que ficara na gaiola, continuava muito irrequieto, retirei-o e coloquei-o junto com o embrião, na caixa. De imediato, acocorou-se sobre o embrião, como se fosse uma cria nascida. Deixei-os ficar.
Cerca das nove e trinta, fui verificar e o embrião estava vivo, mas às onze já tinha morrido. O pai continuava a aquecê-lo, como se não tivesse entendido a morte.
Comoveu-me a perda do ovo e, principalmente, a aflição do pai. Este macho, o Nassib, já era o meu mandarim preferido; agora é ainda mais.
Hoje tivemos um dia mau. Há dias assim.
Desculpem o desabafo.

01/12/2011

Crendices e mesinhas

Cada vez mais, se encontram criadores que, em vez da ciência, optam pelo caminho da crendice e da ignorância.
O maior problema, a meu ver, não é o que cada um pensa ou faz, mas sim, o facto de a ignorância, por vezes até mesmo a estupidez, ser altamente contagiosa. Contagiosa e arrogante, porque os infectados tendem a falar como se fossem os donos da verdade. Todos nós já vimos criadores que, ainda antes de iniciarem a actividade, começam a pedir indicações de mezinhas e produtos estapafúrdios para entupir as aves.
Claro está que, a crise, intelectual neste caso, é sempre uma oportunidade de negócio; então aparecem os “fazedores” de produtos milagrosos, com as mais diversas receitas, supostamente, para os mais diversos fins. Supostamente sim; é que, boa parte desses fins nem sequer existem. O único fim que todos estes “xaropes” têm, é extorquir dinheiro aos mais crédulos e incautos. Senão vejamos algumas indicações:
·       “Limpa o sangue”: Alguém sabe o que é isto? Será algum detergente, solvente ou coisa parecida? O que a ciência diz é que, todos os produtos tóxicos ou indesejáveis em suspensão no sangue são filtrados, primariamente pelos rins. Limpeza de sangue, simplesmente, não existe.
·       “Limpa o fígado”: Aí sim? Será por métodos milagrosos? Se hoje se sabe que o fígado executa mais de 500 funções, haveria algum produto, não neutro, que ajudasse alguma ou algumas dessas funções, sem prejudicar outras? O que se sabe, com rigor científico, é que o fígado excreta por si as toxidades acumuladas e que, por a grande maioria delas serem hidrossoluveis, a água acelera este processo. Qualquer medicamento para o fígado, deve ser utilizado exclusivamente para restabelecer equilíbrios e requer monitorização apertada, sob pena de ser muito mais prejudicial que benéfico.
·       “Fortalece”: Será assim tão simples? Então os porque será que os atletas não se limitam a tomar fortificantes? O que fortalece as aves é a boa alimentação e o exercício. Infelizmente, na maioria dos casos não temos o espaço desejável para esse exercício. Claro está que, alguns produtos complementam a alimentação, mas, grande parte desses concentrados não é metabolizada, acabando por ser eliminada pelo organismo, ou pior ainda, ficando acumulada em determinados órgãos, como resíduos tóxicos.
Poderia continuar a dar exemplos, quase infindavelmente, mas, para passar a ideia, acho que já basta.
Quero lembrar que, tudo o que são complementos e suplementos alimentares animais, não são, forçosamente, sujeitos a testes laboratoriais. Qualquer um de nós pode pegar em dois ou três componentes, com algumas propriedades que achamos interessantes para determinados fins, juntá-los e lançar esse composto no mercado com o nome de “maravilha” e indicá-lo para determinada função, sem que tenhamos que comprovar que é eficaz, ou que não é prejudicial. Por isso, quando lerem na bula “indicado para isto e aquilo”, identifiquem os componentes, vejam o que são e para que servem, reflictam e pensem bem se a bula não deveria dizer antes “indicado para o vendedor ganhar dinheiro”.
Outro alerta que quero deixar aqui é o seguinte: os produtos que têm bons resultados nos pombos, podem ser prejudiciais para os exóticos e outras pequenas aves. Os pombos, devido ao exercício que fazem, têm um metabolismo mais rápido e eficaz, pelo que, absorvem melhor os componentes benéficos e eliminam mais rapidamente os tóxicos.
Em resumo: pensem bem antes de dar mesinhas às aves e não acreditem em tudo o que está escrito. Evitam muitos problemas com as aves e fazer a chamada “figura de urso”. É que isto, para milagres, está difícil.