Benvindos

Muito obrigado por visitar este blog.
Se gosta de pequenas aves exóticas, ou se simplesmente sente curiosidade, dê uma vista de olhos, critique, comente... a sua opinião é muito importante, talvez a mais importante de todas.
Se gostou, sorria. Se não gostou... sorria na mesma. Afinal, este mundo está louco, mas não se pode sair dele em andamento!

02/02/2012

A importância da gordura na criação

É comum, entre os criadores, o conceito de que a gordura excessiva prejudica a criação, particularmente o acasalamento. Então, costumam emagrecer as aves antes do período de acasalamento.
Este conceito não é errado, mas, também não é tão linear. A verdade é que as aves têm falta de interesse em acasalar porque a sua saúde está debilitada.
O excesso de alimento e a falta de exercício levam a que haja acumulação de gordura, pela incapacidade do fígado em eliminá-la. A sobrecarga aplicada ao fígado, que executa mais de 500 funções orgânicas, leva a um mau estado geral de saúde e daí a dificuldade de acasalar.
Manter as aves relativamente magras, seja através de espaço para que voem, seja através de controlo alimentar, é uma opção razoável. Porém, essa opção deve ser tomada a longo prazo e não imediatamente antes da época de acasalamento.
As razões para isso são de vária ordem:
Em primeiro lugar, é preciso ter em conta que, a gordura é o lubrificante natural do intestino e da cloaca; diminuir essa lubrificação leva a que as fêmeas passem por maiores dificuldades, tanto na rodagem como na postura dos ovos, ou seja, é uma das razões do chamado “ovo preso”.
Em segundo lugar, durante o período de choco, as alterações hormonais, entretanto produzidas no organismo, levam a que haja alguma retenção das fezes; um intestino bem lubrificado facilita a eliminação dessas fezes, evitando os problemas de obstipação intestinal.
Em terceiro lugar, no período de alimentação das crias, os pais vão descurar a sua própria alimentação; manter reservas de gordura, nos progenitores, é a melhor forma de evitar o enfraquecimento excessivo. É bom não esquecer que, não é raro que um dos pais morra durante este período, sem motivo aparente; a razão é, simplesmente, exaustão.
Então, é de toda a conveniência manter as aves sem excesso de gordura, mas, logo que iniciem o acasalamento, deve ser fornecida uma alimentação com bastantes sementes gordas e outros elementos calóricos. Nesta fase, toda a energia consumida vai ser usada, sem nenhum prejuízo para a saúde das aves; pelo contrário, essa energia é muito bem-vinda e necessária.
Também é importante manter algumas reservas de gordura durante a muda da pena, mas disso falaremos noutra altura; algumas mudas são interrompidas pela falta de condição física das aves.