Aves de qualidade
Uma das questões que, primeiramente, assaltam a mente do criador amador, é saber se as suas aves têm ou não qualidade.
Isto levanta uma pergunta: o que é uma ave de qualidade?
Para quem pretende participar em exposições e competições, a resposta é simples; é aquela que cujos padrões mais se aproximem do standard da espécie/mutação.
Mas, para que tem as aves como animal de estimação, isso faz sentido? A meu ver, não.
Objectivamente, em termos biológicos, a melhor ave será aquela que, tem maior capacidade de sobreviver e se reproduzir, se for libertada no seu ecossistema original. Mas, nós, também, não vamos todos voar para a Austrália, ou outro lugar qualquer, para libertar as nossas aves.
O que parece não sofrer contestação, é que, uma ave de qualidade tem que ser uma ave saudável.
Então, a ave de qualidade será aquela que, sendo saudável, melhor corresponda aos desejos/padrões do seu criador.
Mas isto levanta outra questão; uma boa ave implica um bom criador, isto é, alguém que satisfaça as necessidades da ave, o melhor que consegue, sem esperar dela o impossível e saiba ser paciente. O que acontece em muitos casos, com os criadores amadores, é que se comportam como se fossem aves (alguns até fazem ninho e, desconfio, que até há quem tentasse pôr ovos) e esperam que as aves se comportem como bebés humanos.
Assim, quando escolher um “amigo” lá para casa, leia sobre as várias espécies, escolha uma que lhe agrade e tenha condições de manter, procure uma (ou mais) ave saudável e que corresponda aos seus desejos (maior porte, plumagem mais exuberante, mais activa, melhor canto, etc.). Depois, é só dar-lhe as melhores condições possíveis e os cuidados apropriados. Não interaja demasiado com a ave, para que ela não perca a sua própria identidade. Lembre-se, sempre, de quem é a ave e quem é humano, o que é espectável e o que é obrigação de cada um… e vai ver que será uma relação feliz.
Se decidir reproduzir, veja primeiro se tem condições, leia sobre o assunto para não ter surpresas indesejáveis, e escolha os melhores reprodutores segundo os seus padrões.
Desfrute da companhia e seja paciente; lembre-se que as aves têm os seus próprios tempos.