Benvindos

Muito obrigado por visitar este blog.
Se gosta de pequenas aves exóticas, ou se simplesmente sente curiosidade, dê uma vista de olhos, critique, comente... a sua opinião é muito importante, talvez a mais importante de todas.
Se gostou, sorria. Se não gostou... sorria na mesma. Afinal, este mundo está louco, mas não se pode sair dele em andamento!

02/11/2011

Porque morrem aves “saudáveis” durante a reprodução

É relativamente comum, que aves saudáveis morram, sem razão aparente, durante o período reprodutivo; durante o choco e, principalmente, durante a criação dos filhotes.
Para se entender o que acontece, temos que ter em conta o seguinte: A reprodução, e prolongamento da espécie, são a “razão de viver” de todas as espécies animais (e não só). As aves não ambicionam uma casa com piscina ou umas férias num paraíso tropical; ambicionam reproduzir-se. Para isso, a natureza encarregou-se de fazer com que, nos períodos de choco e criação, o organismo produza uma dose acima do normal da neuro-hormona endorfina.
A endorfina actua no sistema nervoso central como uma de recompensa. É como uma droga natural; dá uma sensação, irreal, de bem-estar e vicia. Algumas aves buscam, inconscientemente, sempre mais endorfina.
Esta necessidade de endorfina é satisfeita através dos cuidados com os ovos e as crias. Estabelece-se um círculo vicioso: a criação faz produzir endorfina, esta dá prazer e vicia, para satisfazer o “vicio” a ave dedica-se mais à criação, produzindo mais endorfina… e por aí fora.
Neste processo, algumas aves “esquecem” as suas necessidades básicas, não comendo e bebendo o suficiente, mas não mostram sintomas de fadiga ou fraqueza, dado que a endorfina lhe dá uma falsa sensação de bem-estar.
Se não estivermos atentos, a ave acaba por morrer de subnutrição/exaustão, aparentemente sem motivo.
Este processo acontece mais com os machos, porque são os mais dedicados à criação; na verdade, são aqueles a quem a natureza proporciona níveis mais elevados de endorfina no sistema nervoso.  

Sem comentários:

Enviar um comentário