Benvindos

Muito obrigado por visitar este blog.
Se gosta de pequenas aves exóticas, ou se simplesmente sente curiosidade, dê uma vista de olhos, critique, comente... a sua opinião é muito importante, talvez a mais importante de todas.
Se gostou, sorria. Se não gostou... sorria na mesma. Afinal, este mundo está louco, mas não se pode sair dele em andamento!

Qualidade das aves



Aves de qualidade
 

Uma das questões que, primeiramente, assaltam a mente do criador amador, é saber se as suas aves têm ou não qualidade.

Isto levanta uma pergunta: o que é uma ave de qualidade?

Para quem pretende participar em exposições e competições, a resposta é simples; é aquela que cujos padrões mais se aproximem do standard da espécie/mutação.

Mas, para que tem as aves como animal de estimação, isso faz sentido? A meu ver, não.

Objectivamente, em termos biológicos, a melhor ave será aquela que, tem maior capacidade de sobreviver e se reproduzir, se for libertada no seu ecossistema original. Mas, nós, também, não vamos todos voar para a Austrália, ou outro lugar qualquer, para libertar as nossas aves.

O que parece não sofrer contestação, é que, uma ave de qualidade tem que ser uma ave saudável.

Então, a ave de qualidade será aquela que, sendo saudável, melhor corresponda aos desejos/padrões do seu criador.

Mas isto levanta outra questão; uma boa ave implica um bom criador, isto é, alguém que satisfaça as necessidades da ave, o melhor que consegue, sem esperar dela o impossível e saiba ser paciente. O que acontece em muitos casos, com os criadores amadores, é que se comportam como se fossem aves (alguns até fazem ninho e, desconfio, que até há quem tentasse pôr ovos) e esperam que as aves se comportem como bebés humanos.

Assim, quando escolher um “amigo” lá para casa, leia sobre as várias espécies, escolha uma que lhe agrade e tenha condições de manter, procure uma (ou mais) ave saudável e que corresponda aos seus desejos (maior porte, plumagem mais exuberante, mais activa, melhor canto, etc.). Depois, é só dar-lhe as melhores condições possíveis e os cuidados apropriados. Não interaja demasiado com a ave, para que ela não perca a sua própria identidade. Lembre-se, sempre, de quem é a ave e quem é humano, o que é espectável e o que é obrigação de cada um… e vai ver que será uma relação feliz.

Se decidir reproduzir, veja primeiro se tem condições, leia sobre o assunto para não ter surpresas indesejáveis, e escolha os melhores reprodutores segundo os seus padrões.

Desfrute da companhia e seja paciente; lembre-se que as aves têm os seus próprios tempos.