Benvindos

Muito obrigado por visitar este blog.
Se gosta de pequenas aves exóticas, ou se simplesmente sente curiosidade, dê uma vista de olhos, critique, comente... a sua opinião é muito importante, talvez a mais importante de todas.
Se gostou, sorria. Se não gostou... sorria na mesma. Afinal, este mundo está louco, mas não se pode sair dele em andamento!

Social

Pedido de revogação da lei da "caça ao melro" - colabore se concordar: Basta enviar o modelo que se segue, devidamente identificado, conforme o que está pedido.


                                                                            ...//...



Exma. Sra. Ministra da Agricultura,


do Mar, do Ambiente


e do Ordenamento do Território,


Praça do Comércio


1149-010 Lisboa








Lisboa, Outubro de 2011





Assunto: Não quero que cacem os nossos melros





Exma. Sra. Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território





Tomei conhecimento através da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que foi aprovada a reabertura da caça ao Melro (Turdus merula) prevista na Portaria 147/2011, de 7 de Abril. Esta situação causou-me uma grande indignação e considero que esta decisão significa um retrocesso nas políticas ambientais e da conservação da biodiversidade do nosso país, uma vez que o Melro não é caçado há 20 anos.





Eu concordo com a SPEA, no que diz respeito a considerar que não existem razões técnicas nem científicas que justifiquem a abertura da caça ao Melro nas épocas venatórias que se avizinham.





O Melro faz parte do meu quotidiano, e é uma ave que estou habituado(a) a ver nos jardins das nossas cidades e campos e não gostaria que ele deixasse de fazer parte destes meios. Preocupa-me também o facto de ser uma ave que vive muito perto da cidade e essa situação levar ao aumento da incidência de acidentes ligados à caça.





Além disso, segundo os dados da SPEA, esta espécie teve apenas um crescimento moderado e não um crescimento exponencial, ao contrário do que foi indicado pelo anterior governo.





A sua alimentação incide secundariamente em frutos. Ele come principalmente insectos, minhocas e outros invertebrados, e no Outono e Inverno, adiciona à sua dieta uma grande variedade de frutos e bagas. Ou seja, alimenta-se temporariamente de frutos, mas não depende deste tipo de alimento. Deste modo, não estão provados os alegados prejuízos na fruticultura, que motivaram à tomada desta decisão.





Em último lugar, o argumento dado pelo anterior governo acerca da necessidade de aliviar o trabalho administrativo, não pode ser motivo para matar aves!





Deste modo, considero que a caça ao Melro é desnecessária, ilegítima e não faz sentido do ponto de vista administrativo, portanto peço à Sra. Ministra que revogue a Portaria 147/2011, de 7 de Abril, com carácter de urgência. Peço também, tal como a SPEA, que inicie o processo de revisão da Lei da Caça, de modo a retirar o Melro de uma vez por todas da lista das espécies cinegéticas.











Com os melhores cumprimentos,





[Substituir por assinatura ou nome completo e Nº de identificação]