Benvindos

Muito obrigado por visitar este blog.
Se gosta de pequenas aves exóticas, ou se simplesmente sente curiosidade, dê uma vista de olhos, critique, comente... a sua opinião é muito importante, talvez a mais importante de todas.
Se gostou, sorria. Se não gostou... sorria na mesma. Afinal, este mundo está louco, mas não se pode sair dele em andamento!

02/10/2012

criação de goulds 3

Venho hoje fazer mais uma actualização a este tema.
 
1- O casal:
O casal que se formou (macho CP, fêmea CL) fez uma postura de 6 ovos, mas, presumivelmente por acidente, o 4º ovo partiu-se, ficando apenas 5 no início do choco. Como tinha escrito anteriormente, o ninho tinha uma construção bastante rudimentar, pelo que, acredito que o 4º ovo se tenha partido por ter sido pressionado contra o fundo nu do ninho, até porque o ovo não foi comido.
Após o aparecimento do 6º ovo, iniciaram o choco afincadamente; a fêmea passava a maior parte do dia, e a noite toda, no ninho. Sempre que a fêmea saía, o macho assumia o seu lugar. Notei também que, a fêmea comia bastante mais papa (mistura de insectívora, ovo, farinha de aveia e raspa de osso de choco) e começou a produzir as fezes volumosas, características das alterações hormonais que devem acontecer por esta altura.
Ao quinto dia de choco decidi inspeccionar o ninho. Verifiquei que o ninho estava muito mais composto, embora continuasse com pouca fibra de côco. Mas, achei estranho que, dois ovos estavam escondidos, num canto e debaixo das fibras, enquanto os três restantes estavam no centro do ninho. Decidi não alterar nada, porque sou dos que acreditam que as aves é que percebem de ninhos.
O choco prosseguiu com o afã habitual.
Porém, ontem (nono dia) a meio do dia, o casal abandonou o choco, subitamente, não voltando a entrar no ninho e acabando por dormir,os dois, no poleiro.
Hoje, reparei que, as danças de acasalamento recomeçaram, pelo que decidi retirar o ninho e inspeccionar os ovos. O ninho não tinha nada de estranho, que justificasse o abandono. Já com os ovos, reparei num pormenor interessante; os três ovos no centro do ninho estavam cheios, enquanto os ovos, que tinham sido empurrados para o canto e cobertos de fibra, estavam vazios.
Conforme já tinha dito, não depositava nenhuma esperança nestas primeiras criações, dada a idade das aves, mas fiquei bastante agradado com a experiência.
Confirmei as ideias que já tinha de que, as aves jovens são perfeitamente capazes de produzir ovos fecundados, sem que sejam precisos estímulos externos; o problema está no controlo hormonal, que permita levar o choco e a criação até ao fim. Também confirmei que, pese a inexperiência, as aves distinguem, perfeitamente, os ovos cheios dos vazios.
Tudo isto não ivalida que, a experiência seja uma mais valia e que, em próximas tentativas, as coisas tendam a melhorar, até porque, com a idade, os ciclos hormonais tendem a ser mais estáveis e regulares.
 
2- O trio:
O trio (machos CV e CL, fêmea CP) estão, há uma semana, com dois ninhos. Os machos parecem ter escolhido o seu ninho respectivo, mas a fêmea, vai espreitando um e outro, mas ainda não entra.
O que acho curioso é que, estes machos se comportam de modos bem diversos.
O macho CV é o romântico: Dança, exibe-se e tenta sempre estar junto da fêmea.
O CL é o "casca-grossa": Logo que abro a luz, tenta galar a fêmea no poleiro, aparentemente sem sucesso, e, invariavelmente, acabando por cair. Já dançar não é com ele, limitando-se, durante o dia, a algumas exibições circenses, do tipo de ficar pendurado nas grades superiores da gaiola.
Estou à espera de ver qual o macho escolhido, para retirar o preterido. Aparentemente, o "casca-grossa" está a levar alguma vantagem, mas ainda não é nada decisivo.
Se o CV for preterido, tenho que o levar ao psicólogo porque, com duas "tampas" seguidas, não há pássaro que aguente. Temo que comece a "abixanar".
 
Contiuarei a postar novidades, assim as hajam com alguma relevância.

2 comentários:

  1. Boa tarde Jorge, tens algumas novidades dos Goulds?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Sr. Jorge,

    estou interessado em iniciar a criação de goulds e tenho percorrido a net em busca de informação.
    Confesso que de todos os sites e blogs que li, o seu parece-me sem dúvida o de alguém apaixonado e conhecedor, pela forma como expõe os assuntos e o carinho com que fala das suas aves, motivo porque o elegi para me informar melhor.
    Se não fosse maçada, gostaria que me dissesse como poderia contacta-lo, para poder conversar consigo e tirar algumas dúvidas ou até mesmo conselhos. Sou comercial e estou frequentemente pela zona de lx se eventualmente se proporcionasse tomarmos um café.

    Os meus parabéns pelo Blog,

    Cumprimentos

    JCarlos

    ResponderEliminar