Benvindos

Muito obrigado por visitar este blog.
Se gosta de pequenas aves exóticas, ou se simplesmente sente curiosidade, dê uma vista de olhos, critique, comente... a sua opinião é muito importante, talvez a mais importante de todas.
Se gostou, sorria. Se não gostou... sorria na mesma. Afinal, este mundo está louco, mas não se pode sair dele em andamento!

Tabus


Tabus





Todos os criadores, sejam eles amadores ou não, têm assuntos dos quais não gostam. E como não gostam, não falam deles. O problema é que, os assuntos incómodos não deixam de existir por os ignorarmos.


Ao abrir uma página sobre tabus, não quero dizer que eu não tenha os meus; tenho. Porém, o meu tabu não é dos mais comuns; são as anilhas. E não é o acto de anilhar que me desagrada, não. Também não é ver as aves com anilhas. É pensar que, a ave pode prender a anilha em algum lado, ficando presa e a debater-se. Eu sei que é praticamente impossível isso acontecer; mas que posso eu fazer? Contudo, isto não invalida que eu reconheça a utilidade e, em alguns casos, a necessidade de anilhar as aves… mas as minhas, não.


Mas a finalidade desta página é falar dos tabus mais comuns.





A dor


É um dos assuntos mais ignorados pelos criadores; quase, como se temessem ter que assumir as dores das suas aves. Se repararem bem, verão que, é um assunto quase omisso, em fóruns, blogs, artigos, etc., com alguma excepção de algumas publicações especializadas na área de saúde animal.


A verdade é que, as aves não têm uma expressão facial que nos chame a atenção, não choram, não gemem, nem gritam, mas, não é preciso pensar muito para entender que, sentem a dor. O criador tem obrigação de conhecer as suas aves: Cada uma do seu modo, todas dão sinais, quando estão a sofrer: Embolar, esconder a cabeça, pousar o peito, esticar a cabeça para trás, encolher as patas, movimentos lentos, fechar os olhos, babas, etc., podem ser sinais a ter em conta. Cabe-nos estarmos atentos e interpretar esses sinais.


E não se pense que, por as aves serem pequeninas, a dor também é menor. Não é possível afirmar-se com certeza absoluta, mas é natural que seja, até, maior, uma vez que, o sistema nervoso central das aves é mais eficiente que o nosso, no que diz respeito às funções vitais; e a dor é o sinal de alerta por excelência.


Põe-se aqui um problema: O que fazer para ajudar a ave com dor? Resposta difícil. Podemos tentar eliminar a causa da dor, mas isso pode demorar algum tempo. Podemos ir à loja dos produtos para animais e, dificilmente encontraremos ajuda. Podemos ir ao veterinário, mas quantos de nós o fazemos? E o veterinário poderia ajudar, eficazmente?


Por experiência própria, acho que a solução mais simples e com alguns resultados, é usar o que está mais à mão; o paracetamol que temos em casa para as nossas dores:


·       Mergulhar um pedacinho de comprimido em água e dissolvê-lo até a água ficar turva.


·       Com uma seringa sem agulha, dar duas a três gotas no bico da ave e deitar o resto no bebedouro.


·       Em cerca de 20 minutos consegue ver-se alguma melhoria.


Mas atenção; diminuir ou eliminar a dor, não elimina as suas causas. É preciso ficar atento e perceber o que está errado com a ave, para que se possa corrigir.





O “adormecimento”


É o maior tabu dos criadores em geral.


Todos nós podemos ter que encarar, algum dia, o facto de termos que “adormecer” uma ave. Há situações, quer por acidente quer por doença grave, em que nos é impossível ajudar as nossas aves a sobreviver, com um mínimo de qualidade.


Na verdade, em alguns casos, tudo o que conseguimos é prolongar o sofrimento. Então, há que tomar a decisão de “adormecer” a ave. É sempre uma decisão difícil de tomar, mas se temos inteligência e o dever de tutela sobre estes nossos amigos, temos que saber o que é melhor para eles. Mas, as aves têm o direito de “adormecer” sem sofrimento; e nós devemos restringir ao mínimo o nosso próprio sofrimento.


Os métodos tradicionais são sempre traumatizantes, tanto para as aves como para nós. Os métodos químicos, através de medicamentos, reduzem o sofrimento das aves, mas não o eliminam, e, não têm em conta o sofrimento do criador. Então, o que fazer?


Com base na minha experiência pessoal em câmara hipobárica, bem como, em estudos feitos pelo departamento de fisiologia de voo da USAF, considero que a melhor forma de “adormecimento” é a chamada “morte feliz” ou “morte doce”.


·       Como executar:


§  Munir-se de uma caixa hermética pequena (das que se usam no frigorifico), 20 a 30 centímetros de tubo de aquário, uma mola de papéis (ou outra desde que seja forte) e uma seringa grande (sem agulha).


§  Fazer um furo na caixa, da medida do diâmetro do tubo.


§  Introduzir a ponta do tubo na caixa e vedar com cola ou silicone.


§  Na outra ponta do tubo, introduzir o bico da seringa, de modo a ficar hermético.


§  Colocar a seringa na posição de vazia.


§  Meter a ave na caixa e fechá-la.


§  Com a seringa, começar a extrair o ar, de forma lenta e progressiva. À medida que a pressão for diminuindo, a ave vai parecer que está a melhorar, porque vai ter uma sensação de bem-estar.


§  Quando a seringa estiver cheia, dobre o tubo, segure-o com a mola (para que não passe ar), retire a seringa e esvazie-a.


§  Volte a colocar a seringa e reponha a situação inicial.


§  Continue a retirar o ar. A ave vai começar a ficar descoordenada mas activa; depois, vai passar a um estado de inconsciência.


§  Continue a retirar ar, até não conseguir tirar mais.


§  Bloqueie o tubo e deixe ficar assim por uma hora.


§  Ao fim de uma hora, pode desdobrar o tubo, deixar equalizar as pressões, dentro e fora da caixa, e pode abrir a caixa.


§  A ave vai estar “adormecida” irreversivelmente.


A ave, em nenhum momento, teve algum sofrimento. Pelo contrário, sentiu-se bastante bem.


Por isso, fique descansado; fez o que tinha que ser feito, do modo mais doce possível.